IMPORTANCIA DOS EXAMES DE ROTINA

Ao longo da vida, passamos por diversas transformações, tanto internas, quanto externas. Uma dessas transformações é a vulnerabilidade a certas doenças em diferentes fases da vida que, se não tratadas precoce e corretamente, podem acarretar consequências irreversíveis para sua saúde e seu futuro.

Fazer exames, ir ao médico, são hábitos que devemos ter e que devem ocorrer com frequência. Os exames de rotina são necessários para verificar qualquer problema de saúde, mesmo aquele que ainda não apresentam sintomas. É bom lembrar que muitas doenças não dão indícios nas fases iniciais, quando o tratamento é mais rápido e eficaz.

Portanto, é muito importante procurar um médico com frequência, sobretudo quem já tem algum problema crônico. Nesse post explicamos um pouco mais sobre a importância dos exames de rotina e quais são os principais a serem feitos durante diferentes momentos da vida. Continue a ler e saiba mais!

COMO E COM QUE FREQUENCIA OS EXAMES DE ROTINA DEVEM SER FEITOS?

É bastante comum que as mães levem os filhos ao pediatra até a adolescência para se prevenirem de doenças. No entanto, o hábito nem sempre é mantido na idade adulta. Muitos não vão ao médico para fazer exames de rotina.

O check-up é uma bateria de exames clínicos e laboratoriais e de imagem, que servem para verificar o estado de saúde de uma pessoa. É, ainda, uma forma de fazer o diagnostico precoce de muitas doenças, como câncer e doenças degenerativas.

Quais exames fazem parte de um checkup completo?

Ao se consultar com um médico, depois de verificar o histórico geral e o estado de saúde aparente, ele deve recomendar os exames de rotina mais adequados para o seu caso. Portanto, um checkup pode variar bastante de uma pessoa para outra. De qualquer forma, separamos uma lista com os mais comuns. Confira!

Mamografia

Trata-se do exame de imagem das mamas. Deve ser realizado anualmente por todas as mulheres acima dos 40 anos e por aquelas com cerca de 35 anos que têm histórico familiar de câncer de mama.

Papanicolau

A partir dos 18 anos, todas as mulheres devem fazer esse exame para a prevenção do câncer cervical e outras doenças que acometem o útero e os ovários. Ele pode ser realizado junto com a ultrassonografia transvaginal em mulheres com mais de 30 anos, devido à maior incidência de miomas.

Antígeno prostático específico (PSA)

É o usado para o diagnóstico do câncer de próstata e para o acompanhamento depois do tratamento da doença. Deve ser feito por homens com mais de 40 anos, de acordo com fatores hereditários, sedentarismo e ocorrência de outras doenças.

Colesterol e triglicerídeos

É um exame de sangue usado para verificar os índices de colesterol e triglicerídeos, dois dos fatores mais importantes para o diagnóstico de doenças do coração. Deve ser realizado anualmente em pessoas com mais de 40 anos. Porém, todas as pessoas precisam monitorar esses índices, principalmente aquelas com histórico familiar, obesas e/ou que já tenham alguma doença crônica, como o diabetes.

Eletrocardiograma

É usado para indicar a presença de problemas cardíacos, como a arritmia. Dependendo do histórico familiar, ele pode se tornar um exame de rotina apenas para pessoas com mais de 50 anos. Também pode ser feito o teste de esforço (ergométrico) para medir a capacidade circulatória, importante indicador de doenças circulatórias como a angina.

Índice glicêmico

É realizado com o paciente em jejum para medir a quantidade de glicose (glicemia) no sangue. É o primeiro a ser feito para o diagnóstico do diabetes, doença crônica, mas que pode ser bem controlada.

Fezes e urina

São usados para a detecção de parasitas do sistema digestivo (fezes), infecções, doenças renais e diabetes (urina). São exames laboratoriais simples, que podem servir para indicar problemas mais graves e que exigem exames mais complexos.

Hemograma

Ajuda a identificar anomalias nas células sanguíneas (plaquetas, linfócitos, hemácias e leucócitos), servindo para o diagnóstico de múltiplas doenças, como anemia, leucemia e infecções.

Pensando nisso em parceria com a Radiologia Tannus, resolvemos lançar um vídeo mostrando como e fácil e rápido realizar alguns exames de rotina. Mostramos um pouco de alguns procedimentos desde a sala de espera até a realização dos mesmos.

Ver mais posts sobre: Dicas Tags: , , ,

Ricardo
Falar sobre si não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Acho que por isso mesmo adiei tanto a atualização dessa página! Mas vamos tentar né? Você já teve a chance de conviver com um capricorniano? Pois é, aquele jeito louco, sonhador, aventureiro, e nem sempre com os dois pés no chão… Esse sou EU! Ricardo Tostes Pinto Perdigão, ou pra vocês, apenas Ricardo Tostes.

Deixe uma resposta