Educar para incluir: os desafios das pessoas com deficiência na escola

Segundo o último Censo Demográfico, do IBGE, 45,6 milhões de pessoas no Brasil declararam ter pelo menos um tipo de deficiência, seja do tipo visual, auditiva, motora ou mental/intelectual.

Apesar de essas pessoas representarem 23,9% da população brasileira, segundo o IBGE, a maioria das prefeituras não promove políticas de acessibilidade, tais como lazer para pessoas com deficiência (78%), turismo acessível (96,4%) e geração de trabalho e renda ou inclusão no mercado de trabalho (72,6%).

No âmbito escolar, os dados apontam um crescimento expressivo em relação às matrículas de alunos com deficiência na educação básica regular. Em 2014, 698.768 estudantes especiais estavam matriculados em classes comuns.

Para falar sobre a situação das pessoas com deficiência no Brasil, no nosso programa de TV do dia 11 de julho, recebemos Rodrigo Mendes, mestre em Gestão da Diversidade Humana, professor da Fundação Getúlio Vargas e fundador do Instituto Rodrigo Mendes, instituição que colabora para que as pessoas com deficiência tenham uma educação de qualidade em escolas regulares.

Ver mais posts sobre: Curiosidades Tags: , ,

Ricardo
Falar sobre si não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Acho que por isso mesmo adiei tanto a atualização dessa página! Mas vamos tentar né? Você já teve a chance de conviver com um capricorniano? Pois é, aquele jeito louco, sonhador, aventureiro, e nem sempre com os dois pés no chão… Esse sou EU! Ricardo Tostes Pinto Perdigão, ou pra vocês, apenas Ricardo Tostes.

Deixe uma resposta