O que é necessário para um carro ser perfeito para um cadeirante? Pessoas com deficiência ou algum tipo de patologia que atrapalhe a mobilidade podem sim dirigir, basta que o carro passe por algumas adaptações

Pessoas com algum tipo de deficiência ou patologia que impede a mobilidade podem sim dirigir e comprar carros! Além da Lei 8.989/1995, que prevê isenção de tributos como IPI, ICMS, IPVA e IOF na compra de um carro zero quilômetro – o que resulta num desconto de até 30% no preço do veículo –, montadoras realizam adaptações nos automóveis para que todos exerçam seu direito de ir e vir.

Como funcionam as adaptações?

Primeiramente, é necessário definir quais são as suas necessidades e quais partes do carro devem ser modificadas para facilitar o seu uso. É fundamental, nesse momento, procurar a montadora desejada para verificar quais adaptações são realizadas para o seu caso no veículo que você está interessado em adquirir. Alguns modelos conseguem ser mais adaptáveis do que outros, por isso, é fundamental verificar todas as especificações antes de fechar negócio.

Principais adaptações

Elevador

O elevador consiste em uma plataforma para que as cadeiras de roda sejam erguidas, sem a necessidade do condutor ou passageiro tenha que mudar para o banco do veículo ou precisar de ajuda na hora de entrar no automóvel.

Banco rotativo

Similar ao elevador, podendo, inclusive, ser usado em conjunto, o banco rotativo auxilia o condutor ou passageiro a entrar no carro, por meio de uma plataforma que sai do veículo para que a pessoa possa se sentar.

Rampa

A rampa também é uma opção de adaptação. Criada para facilitar o deslocamento entre o chão e o veículo, ajuda o condutor ou passageiro a entrar com sua cadeira dentro do carro – no caso do condutor, inclusive, é possível adaptar para que ele dirija sem ter que se levantar da cadeira de rodas.

Tábua de transferência

Por fim, há também a tábua de transferência, que facilita a saída e entrada para o banco fixo do carro e é uma das adaptações mais simples de ser instalada. Criando uma plataforma elevada, permite que o condutor ou passageiro saia da cadeira em direção ao banco ou vice-versa.

Comando Manual

Para facilitar a condução do carro, instala-se um conjunto de varões conectados aos pedais e a uma alavanca na parte de trás do volante, para que o condutor consiga realizar atividades como frear, acelerar, com uma só mão, sem necessidade de movimentos bruscos. É importante ressaltar que é fundamental que o veículo possua câmbio automático.

Descubra se você tem direito aos descontos e adaptações

Para comprar carros, condutores devem possuir algum tipo de deformidade, dificuldade de mobilidade permanente ou deficiência física, que atrapalhe a força dos membros. Para as pessoas que não dirigem, como autistas e pessoas com deficiência visual, por exemplo, a legislação prevê que cada beneficiário pode escolher três condutores legais para dirigirem em seu lugar. Já para pessoas com deficiência mental, a lei exige que a doença tenha se manifestado antes dos 18 anos para liberar a isenção.

Lista de patologias

AVC,  Esclerose múltipla,  Linfomas, Neuropatias diabéticas, Paraplegia, Autismo, Deficiência Visual, Escoliose acentuada, LER (Lesão por esforço repetitivo), Renal crônico com uso de (Fístula), Tendinite crônica,  Problemas na Coluna, Tetraparesia, Artrodese, Doenças degenerativas, Parkinson, Síndrome do túnel do carpo, Nanismo (Baixa estatura), Encurtamento de membros e más-formações, Artrite reumatóide, Mastectomia (Retirada da mama), AVE (Acidente vascular e Encefálico), Poliomielite, Amputações, Tetraplegia, Próteses internas e externas, exemplo: joelho, quadril, coluna, etc,  Doenças neurológicas, Lesões com sequelas físicas, Paralisia,  Quadrantomia (Relacionada a câncer de mama), Alguns Tipos de câncer, Talidomida, Artrose, Manguito rotador, Deficiência Mental (Severa ou profunda)

Isenções Oferecidas

ICMS

Válido para pessoas com deficiência física, visual, mental ou autistas para condutores e não condutores de veículos até R$ 70 mil fabricados no Brasil ou nos países do Mercosul.

IPI

Válido para pessoas com deficiência física, visual, mental ou autistas, para condutores e não condutores de automóveis de passageiros fabricados no Brasil e no Mercosul até 2.0 flex e no mínimo quatro portas.

IOF

Válido apenas para pessoas com deficiência física para condutores de automóveis fabricados no Brasil de até 128 cv.

IPVA

Válido para pessoas com deficiência física, visual, mental e autistas.

Ver mais posts sobre: Dicas, Direitos Tags: , , , ,

Ricardo
Falar sobre si não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Acho que por isso mesmo adiei tanto a atualização dessa página! Mas vamos tentar né? Você já teve a chance de conviver com um capricorniano? Pois é, aquele jeito louco, sonhador, aventureiro, e nem sempre com os dois pés no chão… Esse sou EU! Ricardo Tostes Pinto Perdigão, ou pra vocês, apenas Ricardo Tostes.

Deixe uma resposta