RESENHA: LIVRO “A CULPA É DAS ESTRELAS” DE JOHN GREEN

Neste artigo uma incrível análise e resumo do livro A Culpa é das Estrelas, os principais personagens e link para download da obra em PDF. A Culpa É das Estrelas (em inglês: The Fault in Our Stars) é o sexto romance de John Green, publicado em janeiro de 2012.

A história é narrada por uma paciente com câncer de 16 anos de idade, chamada Hazel Grace, que é forçada por seus pais a participar de um grupo de apoio, onde posteriormente se encontra e se apaixona por Augustus Waters, de 17 anos, ex-basquetebolista amputado.

Hazel Grace é uma jovem prestes a completar dezessete anos de idade e desde os treze sofre com um câncer na tireoide que evoluiu para uma metástase no pulmão e faz com que ela tenha que andar com um cilindro de oxigênio e uma cânula no nariz para conseguir respirar.  Os médicos estão convencidos que ela está deprimida já que passa muito tempo pensando na morte, sendo assim ela é instruída a frequentar um Grupo de Apoio liderado por Patrick (que sofreu câncer nos testículos, como mencionado no livro), o único adulto. Segundo Hazel, a única coisa que salvava o grupo era um menino chamado Isaac, com quem ela nunca conversava verbalmente, apenas por meio de suspiros e que tem um câncer nos olhos, que o fez perder um olho e agora está prestes a lhe levar o outro.

Em uma quarta-feira, Hazel está determinada a ficar em casa e assistir America’s Next Top Model, porém, depois da insistência de sua mãe, acaba indo assim mesmo. É nesse dia que ocorre a reviravolta da história dela: ela conhece Augustus Waters, um garoto com osteossarcoma em remissão e melhor amigo de Isaac, por quem ela não consegue evitar se apaixonar.  Em um aspecto eles dois são muito diferentes: Augustus teme o esquecimento e está desesperado por deixar uma marca no mundo. Hazel, por outro lado, não se importa com isso, ela acha que é uma granada e que quanto menos pessoas ela machucar quando explodir, melhor. Além disso, ela vê o esquecimento como inevitável para todos.

Ela aprendeu isso com Peter Van Houten, que é o autor do seu livro preferido “Uma Aflição Imperial” (UAI) sobre uma menina chamada Anna que tem um tipo raro de leucemia. O grande problema é que o livro acaba no meio de uma frase, como se Anna tivesse ficado doente demais para escrever ou tivesse morrido. Só que isso deixa Hazel sem saber o que aconteceu com os outros personagens da trama e ela escreve diversas cartas para Van Houten, mas ele nunca escreve de volta.

Ele se mudou dos EUA para a Amsterdã e nunca mais se ouviu dele, de qualquer livro que ele tenha publicado ou de qualquer entrevista que ele tenha dado. Ninguém sabe dele e uma das grandes angustias de Hazel é não saber o que acontece com a família de Anna depois que ela morre.  Depois de mostrar o livro ao Gus, ele arranja um jeito de entrar em contato com a assistente de Van Houten e consegue um endereço de e-mail pelo qual Hazel pode se comunicar com o autor, onde ele deixa claro que o único modo de ele contar o que acontece é se eles se encontrarem pessoalmente. Depois de algumas complicações é o que acaba acontecendo. Ela, o Gus e a mãe dela acabam viajando para a Amsterdã e juntos eles vão se apaixonando e aproveitando o pequeno infinito que a vida lhes reserva.

Curiosidades sobre o livro A Culpa é das Estrelas

A heroína da vida real chamava Esther Earl e morreu aos 16 anos de idade em 25 de Agosto de 2010. Foi Esther, inclusive, quem apoiou John Green a escrever A Culpa É das Estrelas.

Embora soubesse que seu fim era inevitável, a jovem de Massachusetts continuou mantendo o humor e a esperança, inclusive postando vídeos no YouTube. Em uma de suas últimas mensagens, Esther disse: “Eu amo minha família… e minhas irmãs, amo meu irmão, amo meu pai, amo minha mãe, amo meus pets. Eu amo meus amigos. Meus amigos são incríveis”.

Esther conheceu John Green numa conferência em 2009 e continuaram amigos e se viram várias vezes até sua morte. Os pais de Esther, Wayne e Lori, fundaram a organização sem fins lucrativos This Star Won’t Go Out para ajudar famílias que têm filhos com câncer. Também lançaram um livro homônimo com cartas e diários da filha cujo prefácio é de John Green. A data de 3 de agosto, dia do aniversário de Esther, é comemorada todos os anos com pessoas vindas do mundo inteiro a fim de celebrar a vida. E viva a vida!

Filme A Culpa é das Estrelas

Adaptação do livro para o Cinema: A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars) foi lançado em 5 de junho de 2014 no Brasil, 6 de junho nos Estados Unidos e 19 de junho em Portugal. O filme teve uma recepção positiva da crítica, com louvor indo para o desempenho bom de Woodley durante todo o filme. O filme também provou ser bem-sucedido comercialmente, com isso mantendo o ponto n º 1 na bilheteria durante sua semana de estreia e tendo arrecadou mais de $280 milhões em todo o mundo contra o seu orçamento de $12 milhões.

Download do livro A culpa é das Estrelas

Ver mais posts sobre: Dicas de filmes Tags: , ,

Ricardo
Falar sobre si não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Acho que por isso mesmo adiei tanto a atualização dessa página! Mas vamos tentar né? Você já teve a chance de conviver com um capricorniano? Pois é, aquele jeito louco, sonhador, aventureiro, e nem sempre com os dois pés no chão… Esse sou EU! Ricardo Tostes Pinto Perdigão, ou pra vocês, apenas Ricardo Tostes.

Deixe uma resposta