Guia de Direitos e Acessibilidade do Passageiro | Acompanhamento Este é o quarto post da série sobre direitos das pessoas com deficiência nas viagens aéreas. Hoje vamos falar sobre o acompanhamento.

O passageiro precisará de acompanhamento:

•  quando viajar em maca ou incubadora;
•  quando houver impedimento de natureza mental ou intelectual que impeça o entendimento das instruções de segurança de voo;
•  quando não puder atender às suas necessidades fisiológicas sem assistência.

IMPORTANTE!

• Neste caso, o operador aéreo deve prover acompanhante, sem cobrança adicional, ou exigir a presença do acompanhante de escolha do passageiro e cobrar pelo assento do acompanhante até 20% do valor do bilhete aéreo adquirido pelo passageiro. O acompanhante deve viajar na mesma classe e em assento adjacente ao do passageiro, deve ser maior de 18 (dezoito) anos e possuir condições de prestar auxílio nas assistências necessárias.

Cão-Guia

O cão-guia pode acompanhar o passageiro em todas as etapas da viagem, inclusive no interior das aeronaves, cabendo ao dono apresentar documentos de comprovação de treinamento e identificação do animal, bem como fornecer a alimentação necessária.

O transporte do cão-guia deve ser gratuito, com acomodação no chão da cabine da aeronave, em local próximo de seu dono e sob seu controle, desde que esteja equipado com arreio, dispensado o uso de focinheira, e que não obstrua total ou parcialmente o corredor do avião.

Na imagem, vemos um passageiro cego assentado em sua poltrona, acompanhado de seu cão-guia.

 

Obs.: Todas as informações foram extraídas do Guia da ANAC, assim como a imagem utilizada.

Ver mais posts sobre: Dicas, Viagem acessível Tags: , , ,

Ricardo
Falar sobre si não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Acho que por isso mesmo adiei tanto a atualização dessa página! Mas vamos tentar né? Você já teve a chance de conviver com um capricorniano? Pois é, aquele jeito louco, sonhador, aventureiro, e nem sempre com os dois pés no chão… Esse sou EU! Ricardo Tostes Pinto Perdigão, ou pra vocês, apenas Ricardo Tostes.

1 comentário em “Guia de Direitos e Acessibilidade do Passageiro | Acompanhamento Este é o quarto post da série sobre direitos das pessoas com deficiência nas viagens aéreas. Hoje vamos falar sobre o acompanhamento.

Deixe uma resposta