SOFTWARE QUE AUXILIA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA A USAR COMPUTADOR É LANÇADO

Lançado pelo Instituto Novo Ser, em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, o XULIA (acrônimo de Gestion Unificada de Linguage de Inteluigencia Artificial, no dialeto galego) é o primeiro software gratuito de reconhecimento de voz que compreende falas e comandos em português. O programa permite que indivíduos utilizem o computador apenas exercendo comandos de voz, identificados através de um microfone.

O programa entende e transcreve fala corrente em português. Um e-mail que eu escrevo hoje em um minuto, antes demorava cinco vezes mais. Com programas anteriores, tinha que soletrar letra por letra. O XULIA utiliza a tecnologia de reconhecimento de voz do Google, o que nos permite ditar em qualquer idioma — diz Ricardo Gonzalez, tetraplégico desde 1997 após sofrer um acidente de carro.

Ele é integrante do Instituto Novo Ser e ex-presidente da Associação Brasileira de Futebol em Cadeiras de Rodas.

O software reconhece mais de 140 comandos, que permitem executar aplicações, manusear o mouse, simular cliques e funcionalidades do teclado. Dessa forma, possibilita que o usuário o configure de maneira personalizada.

O programa foi desenvolvido pelo professor Juan Antonio Gonzalez, da Universidade de Vigo, na Espanha. Primo de Ricardo, ele começou a trabalhar na ideia há dois anos, após um encontro com o brasileiro. Na ocasião, chamaram a atenção dele as dificuldades enfrentadas pelo primo ao utilizar o computador. Os dois trabalharam em parceria para lapidar o XULIA, cujo nome é uma homenagem à filha do professor, Gulia. Para Carlos Gonzalez,morador da Barra, o programa propicia mais autonomia.

— Agora, não dependo de ninguém para utilizar o computador — comemora.

O Instituto Novo Ser oferece curso gratuito para quem quiser aprender mexer na novidade. É preciso agendar as sessões pelo e-mail novoser@novoser.org.br.

Ver mais posts sobre: Tecnologia Tags: , , ,

Ricardo
Falar sobre si não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Acho que por isso mesmo adiei tanto a atualização dessa página! Mas vamos tentar né? Você já teve a chance de conviver com um capricorniano? Pois é, aquele jeito louco, sonhador, aventureiro, e nem sempre com os dois pés no chão… Esse sou EU! Ricardo Tostes Pinto Perdigão, ou pra vocês, apenas Ricardo Tostes.

Deixe uma resposta