FLATULÊNCIA OU EXCESSO DE GASES

A maioria dos cadeirantes tem problemas com evacuação e gases, isso acontece porque não andarmos e é um dos problemas que talvez mais nos incômoda mas podemos fazer alguns procedimentos para aliviar. Fique calmo – o estresse emocional pode piorar o problema de flatulência. O trato gastrointestinal é extremamente sensível à ansiedade, raiva e depressão. Uma rede de nervos conecta esta área do corpo ao cérebro e, quando você está sob estresse, os músculos do abdome se contraem. O resultado são espasmos doloridos. Comer sob estresse também pode contribuir para a flatulência porque você tende a engolir ar.

Faça exercícios – algumas vezes, a flatulência ocorre em decorrência de um processo digestivo problemático e não por uma dieta errada. Isso acontece porque a passagem de alimentos pelo trato digestivo pode ser atrapalhada.

Os exercícios ajudam a regular esse processo. Por isso, quando as coisas ficarem desconfortáveis, é possível aplicar pressão sobre o seu abdome ou deitar no chão de barriga com um travesseiro dobrado sob seu abdome para ajudar a aliviar o desconforto do excesso de gases. Sentar-se no chão com os joelhos encostados no peito e seus braços abraçando as pernas enquanto balança seu corpo para frente e para trás também pode ajudar, assim como colocar uma bolsa de água quente sobre o seu abdome.    Relaxe – se você for fazer uma longa viagem de avião, use roupas folgadas.

Calças apertadas podem contrair o abdome e causar dor.

Acabe com os arrotos – hábitos que podem levar ao excesso de arrotos, tais como engolir ar e mascar chiclete, também podem causar problemas como flatulência.

Fique ativo – pastilhas de carvão ativado, disponíveis nas farmácias sem a necessidade de receita, podem auxiliar a absorver o excesso de gás e acalmar o seu problema de flatulência. No entanto, se estiver tomando qualquer medicamento receitado pelo médico, primeiro pergunte ao farmacêutico se o carvão ativado irá interferir na ação dele.

Busque o alívio – se você não resistiu a um prato de feijão temperado no almoço e está com medo de voltar no carro com seus amigos, pare na farmácia mais próxima. Há muitos produtos liberados que contêm simeticona, que podem ajudar a diminuir o excesso de gases.

Seus hábitos alimentares podem prevenir a flatulência. Na próxima seção, vamos falar de comidas que estimulam a produção de gases e devem ser evitadas.

Ver mais posts sobre: Vida Tags: , , ,

Ricardo
Falar sobre si não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Acho que por isso mesmo adiei tanto a atualização dessa página! Mas vamos tentar né? Você já teve a chance de conviver com um capricorniano? Pois é, aquele jeito louco, sonhador, aventureiro, e nem sempre com os dois pés no chão… Esse sou EU! Ricardo Tostes Pinto Perdigão, ou pra vocês, apenas Ricardo Tostes.

Deixe uma resposta