O que a palavra “deficiente” significa para você?

Todo domingo a noite, eu me dedico a pesquisar matérias diferentes para postar aqui no Life Sobre Rodas, e uma coisa que me deixou bem abalada foi o que eu encontrei quando pesquisei a palavra “deficiente”.

Olhe só o que eu achei:

Sinônimo de deficiente

Que tem alguma imperfeição:

1 fraco, defeituoso, malfeito, falho, imperfeito, defectivo, errado.

Horrível, né? Só que, mais horrível ainda é saber que tem gente que pensa assim.

A palavra deficiente também não é a mais correta, mas ela é muito usada para se referir às pessoas com deficiência.

Quando que as pessoas vão aprender que aquilo que é fraco, defeituoso, imperfeito se chama INEFICIENTE e não, deficiente?!

Já pensou se alguma criança vai fazer um trabalho de escolha, pesquisa “deficiente” e encontra tudo aquilo? Ela vai começar a pensar que toda pessoa com deficiência é daquele jeito que tá escrito!

Eu não sou uma pessoa defeituosa, e garanto que você também não se acha uma pessoa fraca. Nós somos pessoas, que tem uma deficiência, mas isso jamais deve nos definir.

Antes de qualquer coisa, somos pessoas, homens, mulheres, estudantes, donos de casa, atletas, pais, mães…

Quando alguém pede para que eu me apresente, eu digo que sou o Ricardo, Homem, estudante, blogueiro e futuro Advogado…. Não sou fraco, não sou defeituoso, malfeito, falhado, imperfeito… EU SOU O RICARDO!

Mas como que vamos fazer para mudar esse pensamento das pessoas? A forma mais viável, é fazer isso que estamos fazendo: conversar sobre o assunto e também corrigir alguém que cometer este tipo de erro.

Pode até levar alguns anos para a sociedade nos enxergar de maneira diferente, mas enquanto isso, vamos tentando ensinar essa gente que o que é defeituoso, é o preconceito deles!

E agora… o que a palavra “deficiente” significa para você?

Ver mais posts sobre: Vida Tags: , , , , ,

Ricardo
Falar sobre si não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Acho que por isso mesmo adiei tanto a atualização dessa página! Mas vamos tentar né? Você já teve a chance de conviver com um capricorniano? Pois é, aquele jeito louco, sonhador, aventureiro, e nem sempre com os dois pés no chão… Esse sou EU! Ricardo Tostes Pinto Perdigão, ou pra vocês, apenas Ricardo Tostes.

Deixe uma resposta