BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA CADEIRANTES

A natação no cotidiano do cadeirante tem uma grande importância na sua vida. A natação é considerada como um exercício que traz muitos benefícios para o cadeirante, pois se trata de uma atividade que trabalha com o corpo inteiro, e é o único lugar em que o corpo deixa de estar em atrito, além de estar dentro de um ambiente que provoca relaxamento e diversos tipos de movimentação que não dá para fazer fora da piscina. A natação ajuda a melhorar a capacidade funcional dos diversos sistemas do organismo.

Aumento da flexibilidade e da mobilidade das articulações; e assim melhorar a força e a resistência dos músculos que precisamos no dia a dia para uma simples tarefa ou em transferências complicadas em que exige força e resistência dos músculos. Um grande benefício da água é permitir a permanência temporária fora da cadeira de rodas ou leito, contribuindo para a prevenção de úlceras de decúbito e evitando o sedentarismo.  Existem vários nados adaptados que vêm ajudando os cadeirantes. Hoje existem diversas academias, clubes, centros de reabilitação entre outros, que investem no nado adaptado para pessoas com necessidades especiais, buscando uma melhoria na autoestima e buscando uma qualidade de vida melhor, além de melhorar a convivência com a sociedade

Cuidados!!

Todo cuidado é pouco para entrar na piscina, principalmente tratando de piscina que não tem rampa pra cadeirante, ainda mais no caso de quem não tem sensibilidade abaixo da lesão. Um grande problema na piscina sem rampa é entrar na piscina, o cuidado tem que ser em dobro, a fim de evitar atrito da pele no piso grosso da piscina. Uma forma que facilitam a entrada na piscina é colocar um emborrachado ou algo semelhante na borda da piscina e pedir ajuda alguém para você ir para o piso, isso vai facilitar sua entrada, e sua pele não vai ter atrito com o piso. É muito importante também evitar tomar banho em lugares rasos a fim de evitar atrito com o fundo da piscina, e cuidado com o excesso de exposição ao sol, nunca se esquecer de passar protetor solar, caso não saiba nadar use colete salva vida ou boias.

Ver mais posts sobre: Qualidade de vida Tags: , , ,

Ricardo
Falar sobre si não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Acho que por isso mesmo adiei tanto a atualização dessa página! Mas vamos tentar né? Você já teve a chance de conviver com um capricorniano? Pois é, aquele jeito louco, sonhador, aventureiro, e nem sempre com os dois pés no chão… Esse sou EU! Ricardo Tostes Pinto Perdigão, ou pra vocês, apenas Ricardo Tostes.

Deixe uma resposta