Papa defende maior inclusão das pessoas com deficiência

Eu sempre gostei do Papa Francisco, depois de ler essa noticia gosto ainda mais dele!!!

Cidade do Vaticano, 25 fevereiro de 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco defendeu hoje no Vaticano uma maior inclusão das pessoas com deficiência, exigindo “respeito efetivo” pela sua dignidade.

“A qualidade de vida no seio de uma sociedade mede-se, em boa parte, pela capacidade de incluir os que são mais fracos e necessitados, no respeito efetivo pela sua dignidade de homens e de mulheres”, declarou, numa audiência aos membros da ‘Comunità di Capodarco’, organização católica italiana que acompanha pessoas necessitadas e com deficiência.

Francisco sustentou que a “maturidade” de uma sociedade acontece quando esta inclusão já não é vista como “algo de extraordinário”, mas passou a ser normal.

“Também a pessoa com deficiência e fragilidades físicas, psicológicas ou morais deve poder participar na vida da sociedade e ser ajudada a desenvolver as suas potencialidades, nas várias dimensões”, apelou.

O Papa afirmou que o reconhecimento dos direitos dos “mais fracos” é a garantia de que uma sociedade está fundada sobre o direito e a justiça, evitando quaisquer discriminações.

“Uma sociedade que desse espaço às pessoas plenamente funcionais, totalmente autónomas e independentes, seria uma sociedade indigna do homem”, alertou.

A intervenção equiparou a discriminação de pessoas com deficiência à que tem como base “a raça, o sexo ou a religião”.

Francisco elogiou o trabalho da Comunidade de Capodarco, que em 2016 celebrou 50 anos de vida, como um sinal de esperança para as pessoas que mais sofrem, sublinhando a “coragem” e “espírito de sacrifício” de quem se compromete neste campo.

O Papa observou depois que a participação de pessoas com deficiência na vida da Igreja abre caminho a “relações simples e fraternas”.

No fim do encontro, Francisco cumprimentou durante vários minutos as pessoas que se encontravam na sala de audiências Paulo VI.

 

Ver mais posts sobre: Vida Tags: , , , ,

Ricardo
Falar sobre si não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Acho que por isso mesmo adiei tanto a atualização dessa página! Mas vamos tentar né? Você já teve a chance de conviver com um capricorniano? Pois é, aquele jeito louco, sonhador, aventureiro, e nem sempre com os dois pés no chão… Esse sou EU! Ricardo Tostes Pinto Perdigão, ou pra vocês, apenas Ricardo Tostes.

Deixe uma resposta